a360grados.net

 

ENLACES INTERNOS

Editoriales universitarias

Institutos de estudios locales/nacionales

 

Editoras y revistas destacadas:

Artes plásticas

 

 


QuAderns-e de l´Institut Català d´Antropologia Nº 15
 

Nombre de la Revista: QuAderns-e de l´Institut Català d´Antropologia
Número de Sumario: 15
Fecha de Publicación: 2010 / 1
Páginas:
Sumario:

QuAderns-e de l'Institut Català d'Antropologia

Institut Català d'Antropologia

Nº 15 (1)  -  2010                                        ISSN: 0211-5557 

Más información / Texto completo en   http://www.antropologia.cat/.....

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


S . U . M . A . R . I .


ICA - QuAderns-e de l'Institut Català d'Antropologia, Nº 15 (1) - 2010 > 267 kb     
Sócrates chez les nègres
Nicolás Sánchez Durá y Hasan G. López Sanz
Universidad de Valencia

Resumen:  James Clifford (Clifford 1995) abordó cómo toda etnografía implica relaciones de poder. En el caso de Marcel Griaule se centró en lo que llama “el paradigma iniciático” del trabajo de campo, propio de la época de su informante Ogotommêli (1946). Nuestro propósito es mostrar cómo, en el primerísimo momento de la constitución de la autoridad etnográfica francesa (la Misión Dakar-Djibouti, 1931-33), el colonialismo impide satisfacer las condiciones trascendentales del diálogo etnógrafo/informante. Para ello, analizamos las metáforas –la caza, la investigación policial, el atestado judicial- con las que se describe dicha relación comunicativa. Tal análisis se hace al hilo de los síntomas que se expresan en textos colaterales que revelan una experiencia ocluida en las monografías finalmente publicadas; a modo de contraste se recurre también al caso de Malinowski.
Palabras clave: Africanismo francés, etnografía, colonialismo, trabajo de campo, informantes

------------------------------------------------------------------------------

ICA - QuAderns-e de l'Institut Català d'Antropologia, Nº 15 (1) - 2010  > 252 kb   
Direitos Indígenas no Ciberespaço: A conectividade nas margens
Sara Pargana Mota 
Departamento de Antropología, Universidade de Coimbra, Portugal

Resumo:  Uma preocupação cada vez maior pela promoção e protecção dos direitos humanos está agora inquestionavelmente imbricada nas questões mundiais contemporâneas, e uma das consequências tem sido a ampliação do discurso internacional sobre os direitos humanos, que agora inclui os direitos colectivos e indígenas. À medida que o discurso dos direitos humanos se tem tornado cada vez mais globalizado, os povos indígenas têm procurado partir dos direitos humanos como uma linguagem dentro da qual enquadram os seus movimentos, expressam as suas posições e direccionam as suas acções. Este texto procura analisar como as tecnologias de informação e comunicação têm criado um novo espaço que possibilita a expansão dos direitos indígenas recentemente reconhecidos e como, cada vez mais, se assiste à apropriação da tecnologia por comunidades indígenas como instrumento de acção política e de reafirmação da identidade cultural. Pensando a indigenização das tecnologias de informação e comunicação como exemplo do que se pode designar como a construção cultural da tecnologia, este texto procura também reflectir sobre as dinâmicas da visibilidade/invisibilidade dos povos indígenas na sociedade da informação.

------------------------------------------------------------------------------

ICA - QuAderns-e de l'Institut Català d'Antropologia, Nº 15 (1) - 2010 > 240 kb  
O papel de mediação do/a antropólog/a (entre informantes e serviços públicos): um estudo de caso na Quinta da Vitória, Loures
Rita d’Ávila Cachado
CIES-IUL (Centro de Estudos e Investigação em Sociologia)
Bolseira Pós-doc FCT, Portugal

Resumo:  Este artigo procura fornecer uma reflexão sobre os efeitos das inevitáveis interacções entre os antropólogos e os informantes em trabalho de campo. A reflexão começa com uma breve revisão sobre os posicionamentos críticos e alternativos à antropologia aplicada exercida nos contextos coloniais, para depois se debruçar sobre algumas das experiências vividas em trabalho de terreno, que poderão contribuir para a desconstrução das ainda indesejadas interferências dos antropólogos no terreno. O estudo de caso apontado no título refere-se a um contexto habitacional com grandes mudanças para a população que o habita. Para resumir a contextualização sociopolítica em causa, no início dos anos 1990 o governo português anuncia o Programa Especial de Realojamento (PER) para todos os conjuntos habitacionais degradados, chamados bairros de barracas. Um destes bairros é a Quinta da Vitória, local onde desenvolvi o meu trabalho etnográfico, habitado por populações etnicamente diferenciadas, donde se destaca em termos numéricos a população hindu. À semelhança de muitos outros bairros da Grande Lisboa e Porto, a Quinta da Vitória e seus habitantes foram inscritos no programa de realojamento em habitação social. As famílias passaram a lidar com um conjunto de instituições e serviços públicos envolvendo muita burocracia de difícil compreensão. É neste contexto de segregação e de difícil acesso a informação, e ainda porque existia uma grande falta de trabalhadores sociais no bairro, que no meu trabalho como antropóloga comecei a ser solicitada para auxiliar a população em situações de complexa resolução. O artigo salienta uma situação em que uma prática religiosa realizada naquele bairro desde que os hindus o habitam é posta em causa e como a colaboração do antropólogo pode ser importante nestes casos. Finalmente, o artigo conclui com uma avaliação positiva destas situações de mediação, como uma forma de retribuição aos informantes.

------------------------------------------------------------------------------

ICA - QuAderns-e de l'Institut Català d'Antropologia, Nº 15 (1) - 2010 > 502 kb     
Entre la força del prejudici i l’efecte Pigmalió: “cultures d’origen” i resultats escolars dels fills/es de famílies immigrades
Beatriz Ballestín González
Universitat Autònoma de Barcelona

Resum:  Aquest article situa el focus d’atenció en els resultats acadèmics dels fills i filles de la immigració estrangera a l’escola primària tot detectant-ne els vincles amb el tractament que el professorat fa dels orígens culturals de l’alumnat i les seves famílies. En aquest sentit, el treball de recerca presentat, ubicat a la comarca barcelonina del Maresme, mostra alguns punts de connexió entre els imaginaris cultural(iste)s dominants i les qualificacions escolars dels alumnes en una escola pública on confluïen nens i nenes de famílies immigrades de molt diversa procedència, principalment d’origen marroquí, llatinoamericà i europeu comunitari. Amb aquest propòsit, es fa un especial èmfasi en la discussió dels resultats d’avaluació corresponents a la dimensió precisament més vulnerable als prejudicis i estereotips de tall culturalista: els “Aspectes personals i evolutius” dels i les alumnes. L’estudi de cas presentat, en definitiva, permet observar de prop els ressorts de la construcció minoritzada dels infants de la immigració entre la força del prejudici (Taguieff 1988) i l’efecte Pigmalió (Rosenthal i Jacobson 1969) davant les noves formes de diversitat cultural a les aules d’educació infantil i primària.

------------------------------------------------------------------------------

ICA - QuAderns-e de l'Institut Català d'Antropologia, Nº 15 (1) - 2010 > 333 kb     
Ocidente e Ocidentais: representações dos turistas internacionais entre residentes de Kolkata, Índia
Sandra C. S. Marques
Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Instituto Universitário de Lisboa

Resumo:  No encontro do turismo internacional em Kolkata (capital do estado de West Bengal, Índia), a tendência para a naturalização/essencialização de significados ideológicos sobre a diferença do Outro ocorre quer para turistas quer para anfitriões. Para os últimos, aparentemente desinteressados no estabelecimento de dicotomias para além da desigualdade económica e poder de consumo que é naturalizada como atributo genérico do Ocidente-Primeiro Mundo, a representação estereotipada do visitante internacional é reduzida a uma imagem vaga de estrangeiro “ocidental” ou “ocidentalizado”: rico, materialista, moderno e falante de inglês. Nesta intervenção proponho analisar os quadros referenciais utilizados na construção desta imagem e a sua articulação com narrativas pré-existentes difundidas por mediadores de cultura populares.

------------------------------------------------------------------------------

ICA - QuAderns-e de l'Institut Català d'Antropologia, Nº 15 (1) - 2010 > 244 kb     
Sorra fina. Aproximació al món dels infants en un parvulari de l’àrea metropolitana de Barcelona, i contrast amb les teories de William A. Corsaro
Anna Serra Garcia
Universitat Autònoma de Barcelona

Resum:  L’objectiu principal d’aquest estudi és realitzar un aprofundiment en les teories del sociòleg William A. Corsaro sobre els infants com a grup social i confrontar-les amb les dades extretes durant el meu treball de camp realitzat en un parvulari públic de l’àrea metropolitana de Barcelona. El treball de camp es va desenvolupar entre febrer de 2006 i juny de 2007 i va consistir en introduir-me entre els infants a l’hora del joc lliure amb la tècnica de l’observació-participant. Vaig poder comprovar com gran part de les teories d’en Corsaro es reproduïen en aquest parvulari, tot i que amb variacions força remarcables. Es podria sostenir que la voluntat d’autocontrol dels infants així com la voluntat de comprendre la cultura dels adults donen origen a la cultura dels infants, la qual pren sentit en el moment en que es comparteixen coneixements i habilitats per garantir o facilitar aquestes voluntats.

------------------------------------------------------------------------------

ICA - QuAderns-e de l'Institut Català d'Antropologia, Nº 15 (1) - 2010 > 243 kb    
La Colònia Castells: un barri al corredor de la mort.  Nota de recerca
Marc Dalmau Torvà
Membre de La Ciutat Invisible sccl i de l'ICA

Resum:  Després de gairebé noranta anys d’existència, sembla que d’aquí dos mesos i escaig, més de la meitat de la Colònia Castells al barri de Les Corts anirà a terra. L’objectiu d’aquest article és repassar la història del procés d’expropiació d’aquest barri i les diferents etapes viscudes del procés contenciós obert entre afectats i administració. La complexitat i lentitud en el desplegament del pla d’afectació ha comportat tota una sèrie de conseqüències importants tant per l’entorn arquitectònic com pels ritmes i les formes de vida del dia a dia dels seus habitants. Finalment l’article es centra en analitzar les diferents tendències urbanes i socials que caracteritzarien el que s’ha anomenat síndrome d’afectació, i com els símptomes d’aquesta mena de patologia poden transformar  i alterar la qualitat de les relacions de convivència  i de veïnatge.

 

Ressenya         -----------------------

ICA - QuAderns-e de l'Institut Català d'Antropologia, Nº 15 (1) - 2010 > 171 kb    
Alland, Alexander Jr. & Alland, Sonia (2006): Catalunya, One Nation, Two States. An Ethnographic Study of Nonviolent Resistance to Assimilation, New York: Palgrave MacMillan.

Laura Cardús i Font 
Departament d'Antropologia Cultural i Història d'Amèrica i Àfrica - Universitat de Barcelona (UB)

 



Patrocinio - Contacto - Aviso Legal - Política de cookies - Añadir revista - Taller de Autopublicación
© 2004-2024 a360grados.net - La ciencia, la cultura y la sociedad a través de nuestras revistas
Desarrollo Web ComercialStudio.com